Qual a diferença entre no-break, estabilizador e gerador?

No Brasil infelizmente ainda temos uma rede que, apesar de extensa, sofre muito com a instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Além disso, as oscilações constantes de tensão são prejudiciais para alguns aparelhos e dados. Por isso a importância dos estabilizadores, nobreaks e geradores para a proteção dos equipamentos. Mas qual a diferença entre eles?

Basicamente, os estabilizadores protegem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebem da rede elétrica, evitando danos como picos de energia e regularizando a voltagem dos aparelhos. Mas o estabilizador não oferece uma reserva de energia, o que não faz dele uma solução em caso de apagão.

Já os nobreaks também funcionam como estabilizadores da tensão e protetores dos aparelhos, mas o grande diferencial é que os nobreaks servem como uma fonte de energia no caso de interrupção do fornecimento, pois são alimentados por baterias. Os nobreaks aumentam o tempo de vida útil de aparelhos por estabilizarem a energia com tecnologia superior aos estabilizadores.

E o tempo de resposta no caso da falta de energia para os nobreaks online é nulo, ou seja, não há nem um milésimo de segundo de resposta do produto a quedas ou oscilações de energia. Os nobreaks, portanto, trazem uma confiabilidade e proteção maior do que estabilizadores e permitem que dados e equipamentos sejam salvos e desligados de forma mais adequada, de acordo com a sua autonomia. Além disso, a praticidade de instalação e funcionamento de nobreaks e estabilizadores é um ponto facilitador para os clientes.

Os geradores são utilizados também em casos de falta de energia, mas seu diferencial é que são alimentados por motores à combustível, ou seja, são ideais para equipamentos que precisam ser alimentados por um longo período. Os geradores precisam de um tempo, que pode variar de segundos a minutos, para começar a funcionar. Por isso, sua utilização associada a um nobreak é recomendada em aparelhos que não podem parar por nenhum momento, como em equipamentos médicos. O espaço para instalação e funcionamento de um gerador é um ponto crítico para alguns setores devido aos ruídos e gases que são emitidos.

Ou seja, para cada necessidade, avalie a utilização de cada produto. E caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento e converse com nossos técnicos para que possam indicar a melhor solução em energia para você.

Este post foi originalmente publicado no blog da Engetron Energia Garantida.

Deixe uma resposta